Independentemente da região, a cultura brasileira preza por momentos ao ar livre. Seja para festas, refeições, conversas descontraídas, fazer exercícios ou simplesmente relaxar, o clima brasileiro em geral permite que os espaços externos façam parte da rotina das pessoas, que conseguem encaixar em seu dia a dia tempos de lazer, descanso ou até trabalho em ambientes externos. Para tanto, muitas casas planejam espaços exteriores com coberturas que tragam conforto para esses ambientes.
Os quintais são palcos de diferentes atividades nas casas brasileiras e, portanto, são normalmente formados por espaços cobertos e abertos. No caso dos espaços cobertos, seu fechamento têm funções diferentes a depender da região do país e de seu clima. Nos lugares onde as chuvas são mais intensas, essa cobertura tem o objetivo de manter uma área seca, já onde o sol é mais forte, a cobertura pode prezar pelo sombreamento. Em alguns lugares é preciso prever uma cobertura que seja boa para ambos os casos.
Essa funcionalidade impacta diretamente na escolha do material dessa cobertura. Composto, quase sempre, por uma estrutura e um tipo de vedação, as coberturas podem variar de material, como madeira, metálica ou até concreto, e sua vedação pode ser de vidro, policarbonato, fibras naturais, bambu e até vegetação. Em alguns casos, essa cobertura pode ser retrátil, como lonas, ou até sem nenhum fechamento. Para cada necessidade, há uma cobertura possível. Veja a seguir 14 ideias de como fazer coberturas nas áreas externas: